domingo, 3 de abril de 2011

Apareça!

Muita gente me pergunta:

"Como eu faço para subir na carreira? Me destacar? Ganhar algum prêmio?"

Sei lá..., acho que não sou a pessoa certa para eles me perguntarem isso... Claro, tenho já uma década de experiência neste ramo, mas eu nunca fui muito ambicioso...
Em todo caso, eu sempre respondo:

"Apareça!"

Algumas pessoas acham a resposta ruim, entendem que devem "puxar-o-saco" e se mostrar mais do que as outras pessoas (algumas vezes, humilhando o trabalho dos outros na equipe), em síntese, que precisa ser o "bonzão".

Claro que algumas vezes, em algumas empresas, isso funciona (por isso, vale a dica :P).

Mas elas tem razão de achar isso ruim (por que isso é ruim!).

Quando trabalhamos em uma mesma empresa e, principalmente, em uma mesma equipe, devemos respeitar a individualidade e o trabalho de cada um, seja o cara tímido, seja que ele tenha dificuldades de aprendizado, cada um é cada um.
Mostrar estes "defeitos" para seu superior, só para se dar bem, demonstra somente que você possue um caráter duvidoso (além de deixar o clima péssimo na equipe). :(

Mas se não é assim que devo aparecer, como eu devo agir?

Para "aparecer" de uma outra maneira (a maneira "certa", eu espero... :P), você pode:
- Ajudar as pessoas com dificuldades pois, afinal, ninguém nasceu sabendo (nem você!).
- Dar opinião naquilo que você sabe mais (isso é um problema para as pessoas que acham que sabem tudo... portanto, tome muito cuidado...).
- Ouvir os outros e respeitar as opiniões alheias.
- Perguntar quando tiver uma dúvida (afinal, ninguém nasceu sabendo (again) :P).
- Demonstrar interesse em assuntos que lhe agradam (tipo: eventos esportivos, novas tecnologias, etc.).
- E ser você mesmo! (não finja! :))

Talvez demore mais do que o outro tipo de "aparecer" (como eu disse, a "dica" vale para as duas formas...) mas para mim, este é, com certeza, o melhor jeito de demonstrar competência.

Obs.: Peço desculpas, acho que fiquei um pouco convencido. :P

Até mais!

Nenhum comentário: