domingo, 10 de abril de 2011

O Homem que Calculava

Estou relembrando fatos da minha infância. :P
Na 3a. série do 1o. grau, me lembrei que a professora coloca a disposição livros, para a gente pegar, ler e devolver no mês seguinte.


Um dos primeiros livros que peguei era "O Homem que Calculava" de Malba Tahan.

Eu vou ser sincero: nunca gostei muito de ler (qualquer coisa que tenha mais de 10 páginas me dá muito sono...). :P

Mas este livro foi uma exceção, pois falava de um assunto que eu gostava e gosto até hoje: Matemática.

O livro conta a história de um viajante (que se supõe que seja o Malba Tahan, pois o livro é narrado em primeira pessoa...) que encontra um matemático e, a partir daí, viajam juntos e tem várias aventuras (com o tempo, o narrador denomina o matemático como "O Homem que Calculava").

O mais legal é que as "aventuras" deles se referem a problemas matemáticos, como este:

"Há 21 jarros que serão compartilhados por igual a 3 pessoas. O problema, é que os jarros estão divididos assim:
- 7 jarros cheios de vinho
- 7 jarros vazios
- 7 jarros com metade de vinho
Como fazer a divisão, sendo que cada pessoa tenha a mesma quantidade de vinho e a mesma quantidade de jarros?"

Se alguém se interessou, leia o livro, apesar de parecer um pouco "infantil", é uma leitura agradável.

Hã? Qual é a resposta do problema? Então..., vou ser meio chato: ou você calcula, ou
você lê o livro! :P

Obs.: Malba Tahan não existe, o autor do livro se chama Júlio César de Melo e Sousa que nasceu em 1895 e morreu em 1974.

Para os que gostaram: Boa leitura!

Até mais!

Nenhum comentário: