sábado, 2 de abril de 2011

Dicas de Programação: Como lançar e obter os eventos de uma página via Javascript?

Essa foi uma dica que me foi pedida. :)

Para lançar eventos em javascript, você pode usar a função com o nome do evento. Por exemplo, quero lançar o evento de click no botão com id igual a "button":

document.getElementById("button").click();

Se for o evento focus:

document.getElementById("button").focus();

Se for o evento blur (tirar o focus):

document.getElementById("button").blur();

E assim por diante (eventos de teclado e mouse, eu acho que não dá para disparar, mas não tenho certeza...).

Se for para executar uma função durante um evento, basta redefinir a função "on" + <nome do evento>. Por exemplo, o click do botão com id igual a "button":

document.getElementById("button").onclick = function(e) {
alert("Clicou no botão!");
}

Se for no evento focus, a mesma coisa:

document.getElementById("button").onfocus = function(e) {
alert("Focus no botão!");
}

E daí por diante (isso vale para eventos de teclado e mouse, como onkeypress e onmousemove).

Espero que isso ajude esta pessoa (caso não for isso, me desculpe...).

Até mais!

Nenhum comentário: