Algumas pessoas me fizeram esta pergunta no fim-de-semana e resolvi responde-la (não que eu seja um expert em SCRUM, muito pelo contrário, mas a gente quebra um galho...).
Afinal, o que é ou quem é a galinha?
Na brincadeira, define-se que as galinhas são as pessoas que não estão envolvidas diretamente no processo de desenvolvimento de um projeto. Os exemplos mais claros são os gerentes, os usuários (de seu projeto e não de drogas... -- esta bem, a piada é tosca :P), os vendedores e outros mais.
E o porco? É o pessoal que torce para o Palmeiras?
O porco é o pessoal que esta envolvido diretamente no projeto. São eles, o Scrum Master, o Product Owner e o time de desenvolvimento (no SCRUM, o time tem que ser "multidisciplinar", portanto, quando se fala em desenvolvimento, se fala também em teste, em arquitetura, em análise e em planejamento, ou seja, não existem papéis definidos dentro do time -- é como diz a lei: todos somos iguais :P ).
E sim, também é o pessoal que torce para o Palmeiras (e dá-lhe Porco!). :)
E por que disso?
Por causa da clássica história envolvendo os dois personagem:
http://www.implementingscrum.com/2006/09/11/the-classic-story-of-the-pig-and-chicken/
Se quiserem, existem traduções disponíveis em vários idiomas:
http://www.implementingscrum.com/index.php?s=portugues
Se você observar bem a história, o porco vai se sacrificar (pois para ter bacon, é preciso matar o porco) e a galinha somente precisará dar uma parte importante do seu serviço (botar ovo -- tem gente que diz que a galinha sacrifica os outros, pois o ovo possui uma outra vida, mas isso é uma outra história…).
E isso é verdade? Deve ser seguido?
Isso é da opinião de cada um. Mas eu acho que não: a participação de ambas as partes no comprometimento de um projeto deve ser a mesma, principalmente por causa da perspectiva e do "mal" que isso pode gerar -- tipo, sou gerente, vou cobrar da equipe e se der uma "zica", digo que a culpa é totalmente deles, ou, sou desenvolvedor, faço horas a mais todos os dias, e vejo a gerência levar todos os lucros e gratificações -- pensamentos simplistas e medonhos de ambas as partes.
É isso... Não sei se respondi as dúvidas das pessoas, mas eu tentei... :P
Um bom domingo a todos! :)
Um comentário:
Take, gostei bastante da abordagem! Acho que você conseguiu explicar muito bem. Concordo que tem que existir comprometimento de todos os envolvidos no projeto!! E, dá-lhe porco! \o/
Postar um comentário