quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O radical Richard Stallman

Para quem não sabe, Richard Stallman é o fundador do projeto GNU e da Free Software Foundation (a Wikipédia não me deixa mentir: http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Stallman)
Quando ele veio ao Brasil, algumas pessoas que o conheceram disseram que ele é um chato, um radicalista que não consegue ouvir e enxergar a realidade, que ele é estranho (bem, não posso negar que a primeira impressão, pelas fotos...) e que não sabe dialogar.
Eu não posso dizer nada, pois não o conheci (e, para falar a verdade, nem sei se um dia vou conhece-lo...).
Mas, por que estou falando disso?
Porque, algumas vezes, a gente é um pouco Richard Stallman...
Como assim?
Vou citar umas frases comuns que nós, programadores, já ouvimos ou falamos pelo menos uma vez:
"Mas a tarefa não pode ser pontuada em horas!"
"Quem programa em VB não é programador!"
"Java é a melhor (ou única) linguagem de programação!"
"Mas isso não esta descrito no SCRUM!"
Isso também não é radicalismo? :P
Estou me criticando com isso também, pois a maioria das frases foi dita pelo menos uma vez por mim.
E vejo, agora, como fui radical (e até preconceituoso).
Acho que eu devia ter ouvido mais os outros e refletido sobre as coisas...
Afirmar, somente por que esta escrito em algum lugar, não significa uma verdade absoluta...
Afinal, a única verdade absoluta é que vamos morrer (e nem isso parece que é uma verdade absoluta).
Sei lá, acho que foi um pedido de desculpas. :P

Obs.: Ah... Eu consegui acentuar graças a um amigo. Valeu pela dica! :)

2 comentários:

Unknown disse...

Penso nessas frases todos os dias!
Que vergonha, preciso me policiar mais.

Mr.Yakult disse...

Eu gosto do idealismo do Stallman, e acho que é parte do trabalho de um evangelizador.. tem que ser extremo pra chocar e deixar sua mensagem. Aquele lance de "Fale mal mas falem de mim". Aconselho a leitura do livro dele "Free as in Freedom".