quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A nova mania de informática: o SCRUM!

O mercado de informática hoje, no Brasil, parece que vê um grande potencial em uma metodologia chamada SCRUM.
O SCRUM é uma das chamadas metodologias ágeis para gerenciamento de um projeto.
Anos atrás, eu ouvia de um analista: "O XP (outro metodo ágil) não serve para gerenciar projetos, é uma visão minimalista (opa, tá falando díficil... :P) voltada a satisfazer o programador e não ao cliente, o método que satisfaz o mercado é o RUP, pois é coeso, possue fases definidas e mantém uma descrição detalhista do projeto".
Agora, para quem trabalha com SCRUM, dêem uma olhada nas práticas de XP que estão na Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_Extrema
Incrivel como a maioria das equipes que seguem a metologia SCRUM, seguem as práticas de XP. E como, naquela época em que o XP foi criado, a maioria das pessoas desprezava e não aceitava como uma boa prática do mercado (para falar a verdade, eles ridicularizavam, dizendo que isso só servia para projetos pequenos, em empresas pequenas...).
Agora vejo as pessoas ridicularizando o RUP (dizendo que é uma metologia "quadrada" -- nem sabia que existia uma metodologia "redonda" -- ops, me lembrou da cerveja do final de tarde :P) e falando que o SCRUM é a metodologia definitiva do mercado...
Afinal, o que eu quero dizer com isso? Para falar a verdade, eu não sei... :P
Mas gostaria que você (computeiro ou não :P) que esta lendo, pensasse sobre isso, e que me falasse sua opinião, afinal, dar uma conclusão a um artigo é muito simples, mas ouvir (neste caso, ler) a opinião dos outros é o principal para mim.
E também, estou com preguiça de concluir... :P

Valeu para quem chegou a ler até aqui ;)

Até mais!

Nenhum comentário: