sábado, 19 de fevereiro de 2011

Onde estamos? Para onde vamos?

Uma vez, eu fiz uma palestra no COTUCA (eu sei que pode parecer íncrivel, mas eu realmente fiz!) e disse que o mercado atual no Brasil ainda é um mercado voltado a Web, mas disse que daqui alguns anos, ele vai tender á aplicativos móveis (celulares, iPod, iPad (que na epoca não existia) e Android (que também não existia)).

Isso foi a 2 ou 3 anos atrás.

Na época, disse aquilo meio que sem pensar, pois era a minha primeira (e talvez, seja a única) palestra da minha vida.

E não é que, sem querer, acertei? :P

Não que, no Brasil, todas as empresas estão fazendo aplicações para iOS ou Android, mas elas já tem um olhar diferente sobre este tipo de aplicativo.

Então, será que sou algum tipo de vidente? Será que tenho poderes especiais? Será que posso viajar no futuro? :P

Ah... se eu pudesse, teria ido no futuro e obtido os números da mega-sena da virada do ano passado...

Mas, então, como eu soube que o mercado brasileiro tenderia a isso?

No começo, eu não percebi (tanto que achei que era vidente e joguei na mega-sena da virada -- não, eu não ganhei... :( ), mas o que eu tinha feito, mesmo sem querer, foi enxergar os sinais do mercado, através de artigos e notícias. Por exemplo, naquela época as notícias eram:

"IPhone é um sucesso de vendas nos EUA."
"Steve Jobs reergue as ações da Apple."
"Google pretende lançar o Android, um SO para dispositivos móveis."
"Mercado brasileiro não sofre muito durante a crise."

E foi juntar dois mais dois e dizer para os estudantes do COTUCA:

"A maior parte do mercado ainda trabalha com aplicativos Web, mas daqui a um ou dois anos, os aplicativos móveis serão uma tendência do mercado."

Com essa frase, me dei bem! Fiz futurologia! :P

Mas, na verdade, eu só conclui uma coisa que já era evidente, que era uma questão de tempo, nada de mais.

Agora, podemos fazer um teste para ver se isso dá certo. Vamos a algumas notícias:

"A nova mania do mercado de informática: Tablet."
"Telas sensíveis a tocar, como viver sem elas."
"Rede social é o filme do momento."
"Kinect para Xbox 360 é um sucesso de vendas."
"Oracle compra a Sun."
"Oracle processa a Google por usar uma JVM que ela não autorizou."

Agora vamos as suposições:

"Mercado tende a criar aplicações que utilizam redes socias, principalmente para dispositivos móveis."
"Video-games terão integração com redes sociais."
"Em até 5 anos, será lançado um dispositivo móvel com reconhecimento visual de face e de movimento."
"Daqui a alguns anos, Java será uma linguagem ultrapassada."

Hum... será que eu acerto todas? :)

Até o próximo post!

Nenhum comentário: