quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Analista (de Sistemas?)

Uma vez, uma pessoa (que era analista de sistemas em uma empresa), me disse:

"Um bom analista de sistemas não deve saber programar!"

Na época, achei estranho a afirmação, principalmente por que eu estava fazendo o curso de "Analise de Sistemas" para aprender programação! (falando nisso, eu acho que eu menti no outro post, dizendo que não fiz um jogo descente - bem, tenho que dizer adeus a carreira de Diretor de TI... :P)

Achei que o que ela estava falando era uma loucura (ou algo parecido), que ela estava revoltada por repetir em Estrutura de Dados pela segunda vez. (humm..., talvez este seja o real motivo, mas vamos dizer que não é...)

Mas, pensando agora, depois de me formar e de longos anos de trabalho, não é que ela pode ter um pouco de razão?

Não vou dizer que um bom analista de sistemas não deva ter conhecimento em programação, mas acho que isso não é o mais importante.

Penso que o mais importante para a (nossa) profissão é ter lógica, bom senso e, principalmente, saber quem é a sua equipe e o que você faz por ela.

Lógica, por que cabe ao analista decidir quais coisas são importantes ao seu cliente e tentar enxergar um sistema que possa ser informatizado através das dificuldades que este possue.

Bom senso, para definir o que pode ou não ser aplicado no sistema, ou seja, definir um escopo factível sem coisas mirabolantes que não agregam valor e nem caibam no prazo.

Saber sobre sua equipe, do conhecimento que ela possue, suas dificuldades e suas "facilidades" para tomada de decisões sobre qualidade, prazo e entrega.

E, finalmente, de como você a trata (quando eu falo de equipe, eu falo das pessoas que você trabalha, incluindo seu cliente...), pois, no final das contas, você depende de todos para realizar o (que não é "seu"...) projeto (poxa, agora pensei naquela frase batida: "Se você não cuidar bem..." :P).

Acho que para estas coisas não é preciso saber "programar"... (mas, se souber, facilita muito a vida de todo mundo... :P)

Obs.: Já disse que isso expressa somente minha opinião e que nada que eu escrever neste blog é uma verdade absoluta? Bem, agora esta dito! :D

Até mais!

Nenhum comentário: