sexta-feira, 9 de setembro de 2011

10 dicas para ser um bom arquiteto de sistemas

As dicas que peguei com os caras de arquitetura, durante estes anos:

1) Saber que você SEMPRE terá que estudar novas metodologias/tecnologias que SEMPRE aparecem todo ANO (ou seja, enfia a sua cara no livro, meu filho...). :P

2) Saber que você NÃO sabe tudo.

3) Saber que você TEM que saber tudo.

4) Ter paciência e calma por que, por mais que você seja uma pessoa precavida, SEMPRE as coisas tendem a dar errado.

5) Utilizar SEMPRE a regrinha do Mais ou Menos 7. (Que regra é essa? Sei lá, vou ter que estudar... :P)

6) Saber que você SEMPRE terá problemas com ambiente (seja de desenvolvimento, testes, homologação, implantação, etc.).

7) Se possivel, utilizar SEMPRE as tecnologias que você conhece.

8) NUNCA criar uma arquitetura mirabolante para validar o login e a senha de um usuário. (Hã? Acho que esta eu vou entender quando for arquiteto...)

9) SEMPRE dar suas opiniões, para que depois você possa falar: "Eu não avisei?" :P

10) Ser SIMPLES (sim, das duas maneiras que você entendeu).

Será que eu consigo seguir estas dicas? :D

Até mais!

Nenhum comentário: