quarta-feira, 9 de março de 2011

O Passado e o Presente

Depois de meu último "post" falando de como eu queria saber fazer um jogo (o que, até agora, não sei muito bem), deu uma vontade de relembrar o passado...

Me lembrei de meu primeiro video-game (eu já era meio velho, tinha meus 12 ou 13 anos...), o Master System.
Sei que meus pais se sacrificaram para comprar, mas era um presente de Natal para mim e meu irmão (e foi uma das minhas maiores alegrias, na época).

Claro que além do sacrifício do dinheiro, eu e meu irmão tivemos que tirar boas notas também. :)

Hoje, tenho um Wii que comprei com o meu dinheiro. (que, pelo menos, é uma dez vezes mais potente que o Master...)

Mas não tive a mesma sensação de "felicidade" que foi o Master System...

Naquela mesma época, eu e meus colegas de ginásio tinhamos que fazer um monte de trabalhos escritos e iamos na biblioteca (existe uma biblioteca municipal em Campinas, mas acho que a maioria de vocês nem sabe aonde fica :P), sofriamos fazendo resumos e, no final, iamos para minha casa jogar video-game. (eu morava no centro da cidade)

Ou seja, não tinhamos computador. (e, naquele tempo, a internet no Brasil era coisa só de universidade e computador era coisa de rico...)

Hoje, temos internet, computadores e lan houses...

Mas tenho a sensação que as pessoas aprendem menos hoje que antigamente...

No começo da minha carreira, eu programava em Java e tinha que fazer muitas coisas na mão, não tinhamos Ant, Hibernate e Maven, era somente classes, Servlets e JSP.

Hoje, temos muitas ferramentas para programação nesta linguagem, tudo configurável para facilitar o programador.

Mas, algumas vezes, tudo parece mais complicado e difícil de configurar que naquela época, e a aplicação gerada com algumas destas novas ferramentas dá uns erros estranhos...

Hum... Será que as coisas estão ficando mais difíceis e chatas ou eu que estou realmente ficando velho? :P

Obs.: Acho que alguns programadores mais experientes (para não dizer "velhos") vão concordar comigo. :)

Até mais!

Nenhum comentário: