domingo, 25 de agosto de 2013

Alguém se lembra: E.T. para Atari 2600?


Dizem que uma crise ou mudança não ocorre por um único motivo específico e sim, por vários fatores.

Mas, em vários casos, sempre existe "o" fator principal, aquele que fica marcado como sendo "o" mais importante (como a Revolução Francesa, que culminou o início da era "Moderna").

Este tipo de coisa também ocorreu durante a história do video-game.

No final da década de 70 e começo da 80, a Atari havia se consolidado como "a" empresa de video-game. Porém, em 1982, com a abertura de desenvolvimento de jogos do console para terceiros e a falta de um controle de qualidade destes, a empresa viu seu império decaindo gradativamente (as pessoas estavam parando de comprar seus produtos).

Para dar uma reviravolta nesta situação, a companhia pensou num jeito fácil de tentar reviver seu principal produto: aproveitar o sucesso de crítica e de público do filme "E.T., o Extraterrestre" e criar um jogo baseado nele.

Parece uma boa estratégia, certo?

Talvez seria, se a empresa não desse um prazo de 5 semanas para que o jogo estivesse pronto (geralmente, o desenvolvimento de um bom jogo para Atari demorava em torno de 6 meses...).

E isso culminou em um dos maiores fracassos da indústria de video-game de todos os tempos (dizem que a Atari teve que alugar um terreno para enterrar milhares de cartuchos encalhados...) e determinou o que os especialistas chamam de a "Crise de 1983".

A partir daí, a empresa nunca mais se consolidou no mercado...

O que será que deu de errado?

Até mais!

Um comentário:

Douglas Matoso disse...

Essa história será retratada no filme Angry Video Game Nerd: The Movie (confira o trailer no YouTube)