quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Planejamento e Construção


De tempos em tempos, eu acho que confundo "falta de planejamento" com "metodologia ágil"...

Por várias vezes, me peguei pensando:

"Para que planejar/explicar/escrever estas coisas no quadro, vamos é trabalhar!" (neste caso, o sinônimo de trabalhar é "programar")

"Para que criar uma arquitetura? O sistema é simples!" (seria simples, se o sistema não fosse distribuído, não tivesse que manter as informações no mainframe e que um dos requisitos não funcionais seria a performance...)

"O escopo desta história esta fechado." (na verdade, deu o maior sono na reunião de planejamento...)

"Hum... Acho que poderiamos fazer isso um pouco diferente..." (uma pequena observação nesta frase: em 90% dos casos, vá por mim: é melhor não fazer "diferente")

"Acho que o cliente vai gostar dessa modificação!" (nesta, pelo menos uns 80% dos clientes não vão gostar das modificações que você faz, principalmente por não consulta-los antes...)

"Poderiamos discutir isso mais tarde..." (no final, não discutimos nada :( )

"Para que planejar testes (unitários/regressivos/funcionais/exploratórios), eu sempre faço as coisas direito!" (essa é pura prepotência minha, afinal sou humano e como umano, herro -- pelo menos, um humano normal erra :) )

"Vamos cortar os testes para dar mais tempo de implementar" (tá, e a qualidade, ó!)

"Vou deixar esse prá lá, que este é fácil de alterar" (é, se não tivesse que alterar o pedaço em 1000 linhas de código que você copiou e colou por toda parte...)

"Vou deixar esse prá lá, que este vai tomar tempo" (acabei de perceber que frases que começam com "Vou deixar..." são bem perigosas... :P )

Preciso parar de pensar que um projeto de informática é só codificação. Ele é muito mais do que código: é um conjunto de conhecimentos e idéias (e de sonhos, talvez :) ) de várias pessoas que participam direta ou indiretamente de minha equipe.

Só uma observação ao meus "leitores":  Também não menospreze a codificação, pois esta ainda é a "realização" de tal "sonho/idéia/conhecimento". :P

Continuo errando e aprendendo...

Até mais!

Nenhum comentário: