terça-feira, 19 de março de 2013

Alguém se lembra: Biblioteca do Escoteiro Mirim?

Essa é bem antiga. (Isso faz o quê? Uns 25 anos atrás?)

Me lembro que, quando eu ia brincar com o meu primo no apartamento dos pais dele, ficava maravilhado com uma coleção que estava na estante de seu quarto. Era todos os livros da Biblioteca do Escoteiro Mirim da Editora Nova Cultural.


A coleção se baseava nas personagens de Walt Disney, "Huguinho", "Zezinho" e "Luizinho", que eram sobrinhos do Pato Donald e também participavam da turma dos "Escoteiros Mirins" (daí o nome) de Patopólis.

Era muito legal aprender com eles, principalmente para uma época onde a internet era só conhecida pelo meio acadêmico (e olhe lá...) e que as pesquisas escolares eram feitas na biblioteca.

Falando nisso, até hoje tenho lembranças de um experimento que vi em um destes livros. Era o do aro de papel:

- Faça uma fita de papel de mais ou menos 4cm de largura e 80cm de altura (pode pegar um jornal velho ou algo parecido);
- Pegue esta, faça uma pequena torção entre as pontas e cole (com cola branca) uma extremidade com a outra (a ponta do lado de "cima" do papel deve estar com a ponta do lado de "baixo");
- Espere secar;
- Agora, mostre a seus amigos que é uma argola de papel comum, sem nada de especial;
- Corte o aro bem no meio (para forma dois aros e não uma "fita");
- E surpresa! Em vez de aparecerem duas argolas separadas, elas estão grudadas uma com a outra!

Hum... Acho que ficou meio difícil de explicar. Na próxima, vou desenhar que é mais fácil... :P

Até mais!

Nenhum comentário: