sexta-feira, 6 de maio de 2011

Xadrez - Abertura de Peão do Rei

Sei lá, o assunto que dominou no meu e-mail esta semana foi Xadrez, portanto, resolvi escrever sobre isso (não que eu seja um mestre de Xadrez, longe disso...). :)

Vou falar de uma abertura que a maioria dos jogadores de Xadrez usa, que é a abertura de Peão do Rei.

Mas primeiramente, vamos explicar algumas coisas:
- O Xadrez que eu estou falando, é um antigo jogo de tabuleiro e não um sinonimo de prisão.
- Abertura, em Xadrez, são os lances iniciais dos jogadores (ou seja, os primeiros movimentos).
- Peão é uma peça de Xadrez e não o trabalhador braçal.
- Rei é a peça principal do jogo de Xadrez, sendo que se ele for "morto", indica que se deu "Xeque-Mate" e termina o jogo. Não se refere a nenhuma giria soteropolitana ("Meu Rei..." -- essa eu forcei mesmo :P ).

Então vamos a abertura:
A abertura consiste em mover o Peão da casa e2 para a casa e4 (o Peão que esta na frente do Rei, dai o nome).

"Qual é a vantagem desta abertura?" - alguns devem se perguntar.

Pelo que eu soube das pessoas, as vantagens são:
- Você libera mais peças do seu jogo (além dos Peões e dos Cavalos, você libera a Dama e um Bispo logo de cara);
- Se um dos jogadores for desprevenido, é possível dar xeque-mate em 4 "rodadas" (não vou dizer que é fácil, mas existe o "esquema"...).

O "esquema" fica para a próxima vez. :P

Um bom fim-de-semana a todos!

Até!

Um comentário:

Unknown disse...

E aí Takemura? Td certo? Tenho acompanhado seu blog e tá bem interessante. Acho legal também você falar de várias coisas diferentes.
Abraço