quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Árvore e o Balanço no Desenvolvimento de Software


Alguém já viu a imagem acima?

Pois é, faz uns 10 anos atrás que vi esta imagem e parece que a gente nunca aprende...

Quando me falam de um projeto novo, já fico pensando em customizações do sistema, em efeitos visuais (ter drag n'drop, menu rotativo, fade in, fade out, etc.) ou em tecnologias novas... Mas, que se formos pensar,  são coisas que, no final, não são prioritárias ou agregam pouco ou nenhum valor para a aplicação ou o usuário final.

Acho que, algumas vezes, precisamos focar no que é realmente necessário para o nosso cliente. Esta certo que fazer algo realmente bonito é muito legal, mas o importante, na minha singela opinião, é que a aplicação que construimos tem que ser algo mais que bonito, tem que ser algo útil para ele.

De que me adianta um sistema que faz relatórios 3D na tela, se no final o que a pessoa precisa é de uma simples listagem dos produtos mais vendidos?

"Quanto mais simples, melhor..." -- já me dizia um professor meu na faculdade.

É, errando e aprendendo... ;)

Até mais!

Nenhum comentário: