quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MonoTouch: Construindo Apps em iOS e Android com .Net

Essa dica é de um amigo meu, que esta trabalhando com esta linguagem. :)

O Mono é um projeto open-source que, eu acho, foi iniciado pelos ex-donos da Ximian (uma antiga empresa que trabalhava com a plataforma Gnome).

Inicialmente, era uma tentativa de criar um framework livre para Microsoft.Net que rodasse tanto em GNU/Linux quanto em MS-Windows. Hoje, a versāo disponível implementa a linguagem C# e alguns CLR (um tipo de biblioteca) compatível com o Microsoft.Net.

O interessante é que, a partir daí, surgiram dois novos frameworks: um para iOS (iPhone) chamado MonoTouch e um Android, o MonoForAndroid.

Com certeza, isso é uma alegria para todo desenvolvedor .Net que quer programar em iOS/Android...

O problema: as frameworks são pagas. :(

Mas existe a versão para validação (evaluation... Será que a tradução esta correta? Já disse que sou péssimo em inglês? :P).

Para tentar ver se realmente vale a pena pagar ou nāo, nāo custa ir ao site deles e baixar esta versāo:

Versāo iOS:
http://xamarin.com/monotouch
Versāo Android:
http://xamarin.com/monoforandroid

Até mais!

Ah... Valeu Ermano, pela dica! ;)

2 comentários:

Anônimo disse...

Duas observações:

1) falta um "S" no título;
2) acho que a melhor tradução para "evaluation" nesse contexto, seria "avaliação"

Takemura disse...

Valeu!
Uma foi distracao mesmo...
Agora, a outra vou deixar assim, que ai a frase que diz que sou pessimo em ingles nao faz sentido. :P
Obs.: Estou sem acentuacao