terça-feira, 21 de maio de 2019

Dicas de programação: Qual é a diferença entre aspas simples (') e aspas duplas (") em PHP?

Para o pessoal que vai trabalhar com PHP:

A diferença entre criar uma string, no PHP, com aspas simples (') e aspas duplas (") é, em geral, em termos de performance... Se criar uma string simples (sem concatenação ou caracteres especiais), o mais performático é usar as aspas simples:

$str = 'Minha frase simples';

Se for necessário concatenar com uma variável ou utilizar caracteres especiais, é mais performático usar as aspas duplas ("):

$str2 = 'composta';
$str = "Minha frase $str2\n";

Mas se for uma concatenação complicada e precisar utilizar o ponto (.) para isso - para quem não sabe, o ponto é o operador de concatenação em PHP (igual ao + do Java/C#) -, é melhor usar as aspas simples ('):

$i = 0;
$str = 'Minha frase';
if ($i == 0) {
    $str = $str . ' simples';
} else {
    $str = $str . ' composta';
}

Mas se precisar concatenar com variáveis e tem um texto enorme, o mais correto é usar o operador <<<:

$str = <<<EOF
texto...
texto...
texto...
EOF;

Complicado? E quem disse que PHP é fácil? :P

Até mais!

2 comentários:

Paulo Sousa disse...

Eu lembro bem o quanto se falava em questão de usar as aspas simples e duplas em razão de performance. Mas acho que hoje essa diferença diminuiu bastante para ser significativa, não?

Takemura disse...

Sim, tem toda razão! Agora parece que tanto faz. :P